O nosso guia de posicionamento de logótipo

Share this post

Se projeta roupa ou acessórios personalizados para mercadoria, uniformes ou para si próprio, posicionar o logótipo no sítio certo pode fazer toda a diferença. Escolher qual o logótipo a utilizar e decidir onde o colocar pode fazer uma grande diferença no modo como a sua marca é vista e o número de vezes que é vista. O nosso guia de posicionamento de logótipo pode ajudar a conseguir acertar neste importante aspeto quando personaliza sweatshirts com capuz, t-shirts ou qualquer outro artigo.

Evolução do posicionamento do logótipo

A man prints logos onto a t-shirt

As atitudes das pessoas mudaram muito nas últimas duas décadas, tanto na escolha do logótipo como na sua colocação. Anteriormente, o pensamento era: grande, central e garrido. Pensava-se que quanto mais o logótipo desse nas vistas, melhor seria para o negócio. 

Agora, o pensamento é um pouco diferente. As empresas estão a perceber que as roupas no estilo antigo não têm bom aspeto. Quando as roupas não têm bom aspeto, as pessoas só as utilizam quando são obrigadas – quando estão a trabalhar no evento que organiza ou na sua conferência – e mais nada. Assim que este acaba, só a voltam a usar para dormir ou ao decorar a casa, pelo que praticamente ninguém as irá ver. Quando faz uniformes e mercadoria com bom aspeto, as pessoas continuam a usá-las muito para além do obrigatório. Aquilo que se perde em visibilidade ganha-se em exposição a longo prazo. Posicionar o logótipo corretamente é a chave para isto. 

Outra desvantagem para logótipos berrantes é estes fazerem com que a sua empresa pareça vulgar. Manter a simplicidade ajuda a que pareça profissional. Pense nos logótipos da maioria das principais marcas globais, são simples e de uma só cor. Veja a Apple ou a Playstation – começaram com logótipos multicoloridos e foram adotando os emblemas mais elegantes que vemos atualmente.

Two jumpers, with one showing the advantage of good logo placement

Pode não conseguir alterar o logótipo da sua empresa, mas tal não significa que não possa simplificá-lo para a sua mercadoria.

Qual é a melhor posição para o logótipo?

Mesmo que não consiga alterar o logótipo, de certeza que pode decidir onde o colocar. Se estiver a personalizar uma t-shirt ou sweatshirt com capuz, tem a opção de o colocar na frente e no centro, mas recomendamos que o mantenha subtil. Um logótipo com cerca de 8 cm no lado esquerdo do peito é muito popular hoje em dia e por bons motivos. As pessoas não acham que andam a apregoar o local onde trabalham e, por conseguinte, há maior probabilidade de continuarem a utilizar a t-shirt. 

Se quiser incluir um logótipo maior, ficará melhor nas costas. Esta combinação de logótipos tem bom aspeto e não é invasiva. Em vez do logótipo, optar por um texto nas costas é boa ideia. Algo que as pessoas possam associar à sua empresa, mas que não seja demasiado óbvio, é uma excelente forma de manter a subtileza.

Two people model hoodies, with a small logo on the left chest, and a large one on the back

Pode aplicar a mesma lógica às garrafas de água, blocos de notas, sacos de ombro e muito mais. Um logótipo mais simples e mais pequeno podem fazer a diferença entre a sua mercadoria acabar no lixo ou ser utilizada durante bastante tempo.

Quer personalizar a sua roupa? Experimente a nossa ferramenta de personalização para criar designs originais em poucos minutos na Wordans. Esperamos que o nosso guia de posicionamento de logótipo ajude e se precisar de mais ideias, visite o nosso Instagram @wordans_europe.